Google da prioridade aos sites responsivos

O Google anunciou que vai priorizar sites que apresentam uma boa experiência de navegação para dispositivos móveis. Quem já estiver preparado para essa nova atualização do Google, vai pular na frente de muitos concorrentes.

O bicho vai pegar para quem ainda não tem um site com layout responsivo. É que devido ao aumento absurdo do uso da internet através de smartphones e tablets, o Google anunciou que vai priorizar sites que apresentam uma boa experiência de navegação para dispositivos móveis. Quem já estiver preparado para essa nova atualização do Google, ou seja, transformar o site normal em site responsivo (ou criar um site responsivo), vai pular na frente de muitos concorrentes.

O que é um site responsivo?

Em resumo, um site responsivo é aquele que se adapta aos vários tamanhos de telas existentes, sejam de smartphones, tablets ou até mesmo monitores menores. Quando acessamos um site responsivo através de um dispositivo de tela menor, ele reorganiza o modo como as informações aparecem para que o usuário receba a melhor experiência de navegação e usabilidade possível.

Importante: Um site responsivo necessita de uma ótima estrutura e compactação de arquivos e imagens, para garantir velocidade de carregamento e evitar frustrações por parte do usuário.

Clique aqui e descubra se o seu site é otimizado para dispositivos móveis.

É possível perceber que o mesmo site quando visto do computador aparece de um jeito, e se aberto no celular adapta o conteúdo ao tamanho da tela. Parece até que são dois sites, mas não. É um único site, só que programado para ser adaptável para qualquer formato, tanto computador quanto celular e tablet.

Quais as vantagens básicas de um site responsivo?

  • Exibição do conteúdo feita de forma especial, tanto pensando nos usuários que acessam via PC quanto nos que navegam via dispositivos móveis;
  • Será beneficiado pelo Google nos resultados de pesquisa dentro do site de busca;
  • 74% dos usuários esperam até 5 segundos para o carregamento de uma página na web em seu smartphone antes de abandonar o site;
  • 61% dos usuários deixam um site que não é otimizado para dispositivos móveis quando estão no celular ou tablet;
  • Por motivos de insatisfação na usabilidade e navegação, há 40% de chance do usuário abandonar um site e visitar o do concorrente;
  • Empresas com sites otimizados para dispositivos móveis triplicam as taxas de conversão móvel;
  • 46% dos usuários móveis afirmam que não retornam em sites onde encontraram problemas de navegação através do smartphone.

“Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas em seus dispositivos móveis, queremos ter certeza de que elas podem encontrar conteúdo não apenas relevante e oportuno, mas também fácil de ler e de interagir em telas menores”,

disse um porta-voz do Google em entrevista ao The Wall Street Journal.

Conclusão

Não ter um site mobile é estar cada vez mais longe do seu cliente que busca um produto ou serviço no Google. Converse com o seu desenvolvedor e providencie um site responsivo para sua empresa, antes que a concorrência ocupe seu lugar no ranking do Google.

Compartilhe: