As diferenças entre UI e UX

Você provavelmente já ouviu falar desses termos utilizados em artigos semelhantes, mas você realmente entende a distinção de UX contra UI? Recorri a vários blogs de especialistas em web design para ajudar a explicar a diferença entre essas siglas semelhantes.

Não é nenhum segredo que o web design e desenvolvimento são um tema quente. Uso da Web está subindo cada vez mais, com mais de três bilhões de usuários de Internet no mundo. O fato de que você encontrou este artigo sugere que você está on-line pelo menos algumas vezes por dia.

Com um grande volume de aplicativos de Smartphones úteis e divertidos, sites que se adaptam às dimensões do seu aparelho e uma série de redes sociais e formas interativas de comunicação, a Internet é o mais fácil acesso do que nunca. Os usuários podem pedir comida, reservar bilhetes ou comprar produtos com apenas alguns toques em suas telas.

Essa obsessão com aplicativos e uso de internet móvel abriu o caminho para um campo totalmente novo na indústria de design web. As empresas estão percebendo o benefício de ter sites sensíveis, de fácil utilização, a fim de satisfazer os seus clientes. Isso resultou em experiência do usuário (UX) e interface de usuário (UI) a tornar-se prioridades.

Você provavelmente já ouviu falar desses termos utilizados em artigos semelhantes, mas você realmente entende a distinção de UX contra UI? Recorri a vários blogs de especialistas em web design para ajudar a explicar a diferença entre essas siglas semelhantes.

UX vs. UI: esclarecer a confusão

UX e UI são conceitos distintos que ambos desempenham papéis críticos na construção de um novo aplicativo ou site. É importante compreender que eles não estão competindo conceitos; em vez disso eles andam lado-a-lado na criação de experiências intuitivas e de fácil utilização.

Qual é a experiência do usuário (UX)?

“Experiência do Usuário (UX) designers e desenvolvedores estão preocupados com a sensação do produto ou como o usuário experimenta o produto”, diz Matt Powers, web designer no Blue Soda Promo. “Eles querem que o usuário saem do sentimento de app bom.”

O objetivo do projeto UX é promover uma percepção positiva em relação a um produto. designers de UX não concordam se um usuário vai embora sentindo-se frustrado ou confuso depois de interagir com um aplicativo ou site. A maneira de evitar isso é criar uma experiência que é tão simples, transparente e satisfatória possível.

“Se o designer UX está olhando para um site a partir de 40.000 pés, o designer de interface do usuário está olhando para ele com um microscópio”.

O formato de um menu, a colocação de botões e outras características importantes de um website faz todo o impacto na sua usabilidade. Grandes designers UX pode prever o que o usuário vai pensar ou sentir e fazer, a fim de criar uma experiência intuitiva. As pessoas devem ser capazes de navegar através do site, sem sequer pensar.

“As coisas simples como animar uma abertura do app, do ícone ou um menu deslizante suavemente dentro e fora da vista de todos os complementos para uma experiência abrangente e agradável”, diz Powers.

A verdade é que o sucesso UX é muitas vezes ignorado simplesmente porque é tão fácil para o consumidor. Para a maioria das pessoas, a única vez que o UX é realmente notável é quando ele falhou de alguma forma.

O que é interface de usuário (UI)?

“A interface de usuário (UI) designer é muito mais preocupado com as especificações de cada página de destino individual”, diz John T. Jones, marketing digital e gerente de comunicações para EUA Financial. “Se o designer UX está olhando para um site a partir de 40.000 pés, o designer de interface do usuário está olhando para ele com um microscópio”.

Simplificando, UI refere-se aos elementos tangíveis que compõem um site ou aplicativo (por exemplo, cores, imagens, botões, etc.) Como descrevemos acima, UX refere-se à emoção evocada no usuário ao interagir com o produto.

UI designers estão preocupados com a otimização do layout da página. O tamanho dos elementos, a ordem em que eles aparecem, o formato em que eles estão incluídos – todos estes se enquadram na categoria UI.

“Isso pode incluir a primeira vez que um usuário abre o aplicativo, a escolha entre um controle deslizante ou uma caixa de seleção ao tentar limitar as gamas de preços ou o que está disponível para um usuário em um menu drop-down”, explica Powers.

Como UX & UI trabalhar juntos?

Em certo sentido, a interface do usuário faz com que o sonho de UX se torne realidade. Uma vez que a visão para a experiência do usuário é criado, o designer de interface do usuário pode determinar os detalhes para ajudar a obter a experiência do usuário preferido.

Vamos usar um exemplo da vida real. Pense no seu lugar favorito para fazer compras online. A interface é o layout geral, a cor dos botões, a capacidade de filtrar por produto ou preço, o processo de pagamento, etc. O UX é a experiência deliciosa de encontrar o que você estava procurando em menos de um minuto e recebê-lo no dia seguinte. Ambos os elementos irão incentivá-lo a voltar para o site no futuro.

Conclusão

Sintetizando tudo o que foi falado até agora, o UI Design é a interação entre a interface e o usuário, já UX é como essas interações trabalharão o lado emocional do usuário, a sua experiência com o sistema.

Compartilhe: