A criação de um logotipo: ponto principal na abertura da sua empresa

Você consegue imaginar uma empresa que não tenha um logo, um símbolo ou se quer um nome? Como as pessoas vão identificar sua empresa, onde ela fica e o que ela faz?

Abrir uma empresa vai muito além de somente abrir as portas do seu estabelecimento ou colocá-la online. A empresa precisa fazer uma ação para ter alguma resposta, porque se não fizer nada, ela continuará parada, na inércia para sempre. Logo ao começar seu negócio, os primeiros passos seriam a criação do nome para empresa, abertura fiscal e legal, aluguel de escritório, contratação de equipe e por aí vai.

A grande questão é que muitos empreendedores ainda esquecem de um ponto principal nessa empreitada: a criação de um logotipo para sua empresa.

Sim, isso é um ponto crucial, e nesse artigo vamos te mostrar por que e como um bom logotipo pode construir uma ponte entre seu negócio e seus consumidores. A marca de uma empresa é um dos atributos intangíveis mais importantes para o crescimento do negócio. Você consegue imaginar uma empresa que não tenha um logo, um símbolo ou se quer um nome? Como as pessoas vão identificar sua empresa, onde ela fica e o que ela faz?

Tipos de Logos

Existem dezenas de tipos de criações de logo, mas elas se encaixam basicamente em três grupos. O primeiro é o modelo de logo tipográfico que se utiliza somente de fontes (letras) em sua composição, mas com um toque de design que as diferencia, como por exemplo IBM, Microsoft e Sony. Outro formato é o de criação de um desenho representativo que esteja relacionado ao business da sua empresa, por exemplo uma hamburgueria que usa um hambúrguer em sua marca. Simples e direto, né?

O terceiro tipo é a criação de elementos abstratos, mas que são lapidados, desenvolvidos e trabalhados para construir um significado dando valor para um logotipo. Um bom exemplo é a logo da Nike, que após anos e anos de investimento em Marketing e Comunicação, hoje está totalmente associado a um lifestyle atlético e moderno. Quem não reconhece o símbolo da Nike?

As empresas em crescimento raramente podem pagar milhões de reais e dedicar anos de esforço necessários para criar essas associações como a da Nike. Dessa forma, um Logotipo que ilustra claramente o que sua empresa representa ou faz, seja pelo nome ou pelo desenho, pode ser uma escolha mais acertada.

O ideal é que seu cliente consiga dizer o que sua empresa faz somente de olhar para sua marca.

O que fazer então?

Seu sobrinho pode ser ótimo em Corel ou aquele amigo muito criativo ser solícito em ajudar, mas dificilmente eles terão a experiência e o conhecimento de um profissional de design que fez uma faculdade e estuda para isso.

Não vale a pena colocar o sucesso da sua empresa em cheque por uma identidade visual que parecerá amadora e não trará confiança para seus clientes. Lembre-se, no momento de criação de um logo para sua empresa, que você está construindo um relacionamento, uma conexão que, se bem feita, durará para toda a vida.

Compartilhe: